Como evitar a perda do colágeno

Beleza

Meninas, vejam que notícia boa: a nossa super médica dermatologista, Dra. Michele Barros, está de volta com aqueles posts mensais que a gente adora! Ela conseguiu abrir um espaço em sua disputada agenda para dividir conosco seus conhecimentos e experiência. E como o título sugere, o assunto é Colágeno, que muito me interessa, já que passei dos 30 haha…

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Foto: reprodução

“A partir de 25 anos o nosso organismo produz menos colágeno. Isso leva à diminuição da elasticidade e resistência da pele. Vários fatores influenciam a velocidade de perda dessa tão preciosa proteína, entre eles os fatores genéticos, a alimentação, o sol e o tabagismo.

Mas o que podemos fazer para manter o colágeno por mais tempo possível? Aqui vão algumas dicas:

– Evite exposição solar: o sol que te bronzeia é o mesmo sol que te envelhece (além do câncer de pele e manchas de difícil tratamento como o melasma). O sol destrói as fibras colágenas num processo denominado elastose solar. A pele fica fina, amarelada, vasos e poros se dilatam e rugas se aprofundam. Compare a pele fotoexposta (colo, face, nuca) com a do abdome de alguém com 70 anos e verá a grande diferença de perda do colágeno.

– Tabagismo: não fume! A pele de quem fuma tem muito menos fibras colágenas do que os não fumantes. Além de todos os outros malefícios do cigarro (câncer de pulmão, laringe, IAM (Infarto)…), ocorrerá um envelhecimento precoce pior do que o causado pelo sol. O tabagismo leva a diminuição dos níveis de vitamina C e gera infinitos radicais livres que levam a intensa destruição e não formação de novas fibras.

– Alimentação: coma menos açúcar! A ingesta excessiva leva a formação de complexos de açúcar e proteína bastante rígidos que tiram a elasticidade do colágeno levando ao envelhecimento. Coma 5 porções ao dia de frutas , verduras ou legumes, estes contém antioxidantes que combatem os radicais livres implicados na destruição das fibras. Resveratrol (suco de uva orgânico ou vinho tinto), chá verde, romã, frutas cítricas, chocolate amargo (70%), castanhas, açaí, são alimentos ricos em antioxidantes.

– Ingerir colágeno hidrolisado ajuda? A suplementação visa estimular a produção do colágeno no nosso corpo. Estudos sugerem que aproximadamente 90% desses aminoácidos são absorvidos em seis horas e essas moléculas podem agir como mensageiros, promovendo a síntese e reorganização de novas fibras de colágeno, melhorando a firmeza e a elasticidade da pele, assim como o metabolismo da cartilagem. Para esse efeito seria necessário 9 – 10 gramas por dia.

– A grande dúvida: o colágeno  quando ingerido se transformam em aminoácidos e em outras substâncias, mas isso não significa que se transforme, efetivamente, em colágeno. Não seria como comer um bife? O seu corpo vai utilizar para fazer o colágeno ou não. Então, na dúvida, como algumas pessoas tem dificuldade de levar um bife como lanche, ou não comem carne vermelha, podemos sim suplementar a alimentação com o colágeno hidrolisado.”

News: a Dra. Michele está atendendo em novo endereço, na Ares – Centro Médico Hospitalar, localizado na Rua Presidente Bernardes, 1390 – Cascavel/PR. A nova clínica ficou lindíssima e traz muitas novidades. Em breve mostro para vocês!

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4 comentários

  1. Mariâgela - em -

    Como também já passei dos 30 super me interessa. Ótimas dicas!
    Moro em Toledo e vou tentar agendar com essa Dra. desde que vi ela aqui no truque estou querendo tratar minhas manchas.
    Obrigada. Beijos

    » Responder
    1. Ju Araujo respondeu - em -

      Oi Mariângela,
      Tenho certeza que ela te indicará o melhor tratamento.
      Beijos.

      » Responder
  2. Tatiane Tartari - em -

    Dra Michelle sempre nos ajudando e nos dando ótimas dicas. Mariangela super indico a Dra Michelle ela é uma pessoa e profissional maravilhosa, pode confiar.

    » Responder
    1. Ju Araujo respondeu - em -

      Oi Tatiane,
      A Dra. Michele realmente é maravilhosa!
      Beijos.

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