Dicas e cuidados com a pele no inverno por Dra. Michele Barros

Beleza

Quem acompanha o blog, já deve ter notado que todo mês a minha médica Dermatologista, Dra. Michele Barros, compartilha conosco suas valiosas dicas (ela tem a agenda mais disputada do Oeste do Paraná).

Com a chegada da estação fria a Dra. Michele preparou um post super especial com direito a receitinha caseira de hidratação. Garanto, vale ler do início ao fim!!!!

hidratação-da-pele-no-inverno-2014

Foto: reprodução (adaptada por Truque Feminino).

Com a chegada do inverno precisamos tomar alguns cuidados com nossa pele.

A grande maioria das pessoas têm uma tendência ao ressecamento cutâneo. Vários fatores contribuem para isso: temperatura fria, mudanças da umidade, banho muito quente, banhos excessivos, produtos inapropriados… Além disso, uma parcela da população possui dermatoses como: rosácea, dermatite atópica, dermatite seborréica, psoríase ou até mesmo uma pele hipersensível; todas essas pioram nos meses frios.

Daremos dicas básicas de como manter sua pele saudável nessa época do ano.

• Não é porque estamos no inverno e com menos sol que devemos descuidar do filtro solar. Utilize-o 2x dia, maior ou igual FPS 30. Se sua pele é oleosa, utilize um filtro oil free ou toque seco que poderá ser um pouquinho mais oleoso do que o do verão, mas sempre sem óleo. O próprio filtro solar serve como hidratante, e alguns têm na fórmula vitaminas, antioxidantes e outras substâncias rejuvenescedoras. Se sua pele já é ressecada pode-se utilizar um filtro para pele normal a seca.

• Sabonetes anti-acne ou para peles oleosas podem retirar excessivamente a oleosidade cutânea nos meses frios, experimente um mais neutro ou para peles normais.

• Se a pele estiver descamando, vermelha, irritada, além do filtro hidratante, utilizaremos um hidratante facial à noite. A escolha depende do seu tipo de pele. Se é oleosa ou normal, hidratante oil free ou géis-cremes. Se seca, hidratantes mais potentes. O maior erro das pessoas mais jovens é hidratar a pele com substâncias muito oleosas, com isso acabam desenvolvendo acne.

• O inverno é uma boa época para clareamento de manchas com ácidos apropriados para tal. Porém, em dias muito frios, a pele pode tornar-se mais sensível e o tratamento ser muito intenso causando desconforto. Diminua o uso para dias alternados.

• No corpo, áreas como membros e abdome costumam ficar mais ressecadas. Então, além de um banho mais rápido e morno, devemos hidratar sempre que possível. A marca pode ser a de sua preferência se sua pele for normal. Se você tem uma pele muito seca, descamativa, seria interessante um hidratante dermatológico à base de glicerina, uréia, lactato de amônio, manteiga de karité, silicones… Um bom truque é hidratar a pele já na saída do banho com a pele meio úmida, você pode misturar o creme com um pouquinho de água quente para ficar menos gelado ao toque. Os óleos tem o potencial de manter a hidratação, se sua pele está muito ressecada misture um óleo e creme hidratante.

• Os hidratantes industrializados são mais práticos, mas uma receita caseira antiga e que pode funcionar é misturar 01 colher de sopa de mel, 02 colheres de aveia e 01clara de ovo. Misture tudo e aplique na face deixando descansar por uns 20 minutos. Essa fórmula natural hidrata e têm potencial anti-inflamatória quando a pele está irritada pelo frio.

• Cremes à base de Dexpantenol ajudam muito para lábios secos e área de olhos.

Espero que gostem das dicas… Vamos todos manter nossas peles bem saudáveis nesse inverno!

Dra -michele-barros-cascavel-PR-dermatologista

Comentários via Facebook

Deixe seu comentário, vamos amar!

6 comentários

  1. Jaque - em -

    Adorei as dicas, muito completo, ajudou muito.
    Obrigada Ju por trazer sempre temas legais.
    Beijos

    » Responder
    1. Ju Araujo respondeu - em -

      Oi Jaque.
      Imagine, é o meu trabalho… Mas fico muito feliz por ter gostado.
      Beijos :)

      » Responder
  2. Patricia Vieira - em -

    Oi Ju.
    Ótimo truque de passar o hidratante com a pele úmida! Estou louca para agendar uma consulta com ela. Bjs

    » Responder
    1. Ju Araujo respondeu - em -

      Oi Patricia,
      Também adorei esse truque!
      Beijos ;)

      » Responder
  3. Adriana Prado - em -

    Nos dias frios dá aquela preguicinha de hidratar após o banho, tenho pressa em me vestir. Apesar disso, mantenho a rotina de hidratação diária, pois se não a faço me arrependo, rsrss.
    Uso óleo com hidratante para facilitar a aplicação, gostei de saber que estou fazendo certinho.

    Obrigada pelas dicas!

    Beijo

    » Responder
    1. Ju Araujo respondeu - em -

      Oi Adriana,
      Eu também sou assim, quando não passo hidratante fico com peso na consciência, kkk.
      Beijos ;)

      » Responder